Como definir suas metas em Marketing Digital?

Definir suas metas no marketing digital da sua marca é um dos pontos fundamentais para a sua estratégia de comunicação.

É muito comum que as pessoas acreditem que estão realizando um bom trabalho ao mensurar dados e realizar interações com os usuários, mas convenhamos, se você não souber em que ponto deseja chegar, como poderá definir o melhor caminho?

O que é o Marketing Digital?

Marketing digital não significa apenas criar um site bonito e contas nas redes sociais. Estes são apenas alguns canais utilizados para que a estratégia da sua marca seja executada. Em resumo, o Marketing digital é feito de ações de comunicação realizadas através da internet, do celular e de outros meios digitais com o objetivo de divulgar, vender seus produtos, adquirir novos clientes e enriquecer a sua rede de relacionamentos.

Alguns exemplos de objetivos em Marketing Digital

Com esta simples definição, o óbvio fica ainda mais claro e evidente: você pode usar o marketing digital para realizar estratégias bem diversas e é por isto que é tão importante definir as suas metas. As metas, são partes menores de um objetivo mais amplo.

Aumentar a taxa de conversão

A taxa de conversão (TC) é uma métrica fundamental para medir os resultados dos negócios. Através desta taxa você entende o desempenho e os resultados para saber se as suas estratégias são eficientes ou se precisam de ajustes. Pode estar relacionada ao fechamento de uma venda, ao preenchimento de um cadastro, pedido de cotação ou à assinatura da sua newsletter.

Aumentar awareness da marca

O termo em inglês serve para designar a percepção do consumidor em relação ao produto ou marca. Aumentar o awareness é aumentar a presença ou a preferência da sua marca ou produto na mente dos seus consumidores.

Obter dados de experiência do usuário

Conhecer o seu cliente é um dos melhores benefícios da internet. Através desta compreensão, você pode, entre outras coisas, oferecer o produto certo para a pessoa exata. Da mesma forma, pode antecipar problemas, minimizar crises e ajustar suas estratégias para o seu consumidor.

Aumentar inscritos

Cuidado com este item! O crescimento dos seus canais também deve ser direcionado para a sua estratégia para que você utilize a grande vantagem da internet que é falar para o nicho. Ao contrário da mídia tradicional em que você precisa manter um discurso generalista para impactar um percentual dentre milhares de domicílios, na internet você pode falar exatamente com quem tem afinidade com a sua marca.

Lembre-se: não adianta ter milhares de inscritos se o seu conteúdo não dialogar com aquelas pessoas. Leve em conta todos os aspectos e características que podem impactar na propagação do seu conteúdo.

Melhorar a mensuração de resultados

Da mesma forma que você não deve realizar ações sem estabelecer metas, é fundamental saber a melhor maneira de captar dados para medir seus resultados. É um ciclo que se repete: você define a meta, executa a ação, mede os resultados, faz análise da eficiência das ações e começa tudo novamente.

Direcionar para outros canais

Alguns canais das empresas como o Facebook e o Youtube precisam ser encarados como um meio para um fim e não um fim em si mesmo. A divulgação através de fan pages pode ser um degrau para atrair seu cliente para seu site ou, até mesmo, para a sua loja física.

Coleta de dados

Esta é uma meta simples, mas fundamental para você analisar se o seu nicho é realmente quem está te ouvindo. Não utilize bases de dados compradas, ao invés disto, utilize seus canais para construir sua base com e-mails e outros dados que podem te auxiliar a segmentar a sua comunicação.

Use S.M.A.R.T. para definir suas metas

Os exemplos acima são objetivos bem amplos, mas lembre-se de que você deve ser mais específico no que você deseja alcançar quando estabelecer uma meta.

Para te ajudar nesta missão, você pode usar esta técnica desenvolvida por Peter Drucker, o SMART.

 

S – Specific

“Specific” (Específicos): Os objetivos devem ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender.

Sua meta é específica?

M – Measurable

“Measurable” (Mensuráveis): é fundamental definir um parâmetro ou uma técnica para medir o seu objetivo.

Sua meta é mensurável?

A – Attainable ou Achievable

“Attainable” ou “Achievable” (Alcançáveis): Os objetivos têm que ser alcançáveis. Ao traçar uma meta, é importante ter em mente as consequências, dificuldades e recursos necessários, assim como o momento adequado para sua execução.

Sua meta é alcançável?

R – Realistics ou Relevant

“Realistics” (Realistas): Os objetivos devem ser tangíveis e realistas. “Relevant”(Relevantes): devem ser importantes no contexto da marca e alinhados com a missão, visão e valores da empresa.

Sua meta é relevante?

T – Time Bound

“Time Bound” (Tempo): Os objetivos devem ser estabelecidos com um limite temporal bem definido (ou uma série de fases). Você pode ter metas com curta, média ou longa-duração, mas é importante delimitar este tempo e estabelecer um cronograma para atingir objetivos.

Sua meta tem prazo definido?

Conclusão

Se a sua meta for específica, mensurável, alcançável, relevante tiver prazo definido, você estará muito mais seguro para elaborar estratégias que propiciem você alcançar bons resultados. Não traçar uma meta é um dos principais obstáculos para o sucesso.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, aplique na sua estratégia. 🙂

By | 2017-08-03T04:47:43+00:00 janeiro 17th, 2017|Planejamento|0 Comments

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